VAMOS CONVERSAR SOBRE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA?

Prezados leitores, é com grande satisfação que inicio a minha participação neste periódico. Por meio dele pretendo trazer informações relevantes sobre saúde e qualidade de vida, utilizando para tanto, uma linguagem simples que possa permitir a compreensão dos mais diversificados conteúdos que abrangem estas temáticas.
Em um momento em que a tensão do cotidiano impacta negativamente na saúde e qualidade de vida dos indivíduos das mais diferentes classes sociais torna-se primordial aos vários estratos profissionais relacionados à estas esferas fornecer à sociedade algumas alternativas que possam prevenir, ou ao menos, reduzir esses impactos.
Devido os benefícios fornecidos pela atividade física e aptidão física na promoção e manutenção da saúde e qualidade de vida, o profissional de Educação Física tem obtido relevante destaque nestas searas. Portanto, é revestido deste mister que pretendo apresentar quinzenalmente as minhas contribuições acerca deste assunto.
Assim, neste primeiro momento, gostaria de proporcionar a compreensão daquilo que irá nos pautar neste espaço – a influência da atividade física e da aptidão física na promoção e manutenção da saúde e qualidade de vida.
Portanto, apresentar os conceitos da pauta norteadora da coluna será o objetivo desta primeira edição.
Embora exista uma ampla gama de conceitos sobre atividade física, aptidão física, saúde e qualidade de vida há um núcleo central que permite compreender a atividade física como qualquer movimento muscular que requeira gasto de energia, enquanto a aptidão física como um conjunto de componentes multidimensionais de origem morfológica, cardiovascular, muscular e motora que estão relacionados à saúde e o desempenho. Por outro lado, a saúde tem sido terminologia utilizada para caracterizar um estado de completo bem-estar físico, mental e social que ultrapassa a ausência de doença ou de enfermidade, e qualidade de vida para descrever um amplo conjunto de variáveis que transcendem a esfera da saúde e se estendem ao nível de independência, das relações sociais e com o meio ambiente.
Isto posto, após a introdução do leitor ao universo da coluna, a partir da próxima edição iremos realizar um aprofundamento na temática através de estudos que têm demonstrado os benefícios da atividade física e aptidão física na promoção e manutenção da saúde e qualidade de vida, bem como as principais intervenções realizadas pelos profissionais de Educação Física.
Até a próxima edição !
Rafael Miranda Oliveira
Policial Militar, graduado em Educação Física, Mestre em Educação Escolar e Doutorando em Educação Física pela Universidade Federal de Brasília – Unb
Santos e Corinthians vencem e respiram no Brasileirão
Tite promete, não cumpre, e é o novo técnico do Fla
Corinthians e Palmeiras vivem momento decisivo na temporada
Nestor Brilha e São Paulo conquista Copa do Brasil pela 1ª vez