USP, Unesp e Unicamp melhoram avaliações em rankings internacionais no 1º semestre

Em junho, a Universidade de São Paulo (USP) alcançou um marco histórico ao subir 30 posições no QS World University Ranking 2024, elaborado pela renomada consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS). A instituição agora ocupa a 85ª posição, tornando-se a primeira universidade brasileira a ingressar no seleto grupo das 100 melhores instituições de ensino superior do mundo, que conta com mais de 3 mil concorrentes.
Além da USP, outra universidade estadual de São Paulo se destacou em um levantamento publicado pela consultoria britânica Times Higher Education, que classifica exclusivamente instituições “jovens” com menos de 50 anos de existência. A Universidade Estadual Paulista (Unesp) obteve uma posição notável na faixa entre 301ª e 350ª colocação, consolidando-se como a melhor universidade brasileira no referido ranking.
O sucesso das universidades paulistas não se limita apenas aos rankings internacionais, mas também alcança a esfera regional. A Times Higher Education divulgou uma listagem das melhores universidades da América Latina, na qual a USP e a Unicamp ocuparam as duas primeiras posições, ao lado da Pontifícia Universidade Católica do Chile.
O destaque dessas instituições está relacionado ao excepcional trabalho no campo do ensino e da pesquisa, com impacto social significativo. Os índices também levam em consideração o impacto comercial e o valor industrial das pesquisas desenvolvidas pelas universidades.
Enquanto brilham nos rankings internacionais, alunos da Universidade de São Paulo também mostraram seu talento e dedicação na competição mundial de foguetes universitários Spaceport America Cup, realizada no final de junho nos Estados Unidos. O Projeto Júpiter, equipe de foguetemodelismo da Escola Politécnica (Poli), conquistou uma honrosa segunda colocação com o foguete Juno III.
O sistema de ensino superior das universidades estaduais paulistas continua crescendo e investindo em qualidade acadêmica. Neste ano, essas instituições atendem cerca de 246,8 mil alunos, oferecendo uma ampla gama de cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. O investimento previsto para o setor em todo o ano é de aproximadamente R$ 16,7 bilhões, reforçando o compromisso com a excelência educacional e a pesquisa de ponta.
Com esse desempenho excepcional e compromisso contínuo com a qualidade acadêmica, as universidades estaduais de São Paulo continuam se destacando como referências no cenário educacional brasileiro e internacional.
Santos e Corinthians vencem e respiram no Brasileirão
Tite promete, não cumpre, e é o novo técnico do Fla
Corinthians e Palmeiras vivem momento decisivo na temporada
Nestor Brilha e São Paulo conquista Copa do Brasil pela 1ª vez