Presidente Lula defende controle rigoroso na posse de armas

Em uma entrevista concedida nesta terça-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou sua posição firme sobre a política de liberação de armas adotada pelo governo anterior. De acordo com Lula, essa medida visava apenas agradar o crime organizado e indivíduos abastados, em vez de contribuir para a segurança da população.
Durante o programa semanal “Conversa com o Presidente”, Lula enfatizou que apenas organizações policiais deveriam ter locais destinados à prática de tiros. Ele fez um apelo ao atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para que promova o fechamento da maioria dos clubes de tiro no país, mantendo em funcionamento apenas aqueles vinculados à Polícia Militar, ao Exército ou à Polícia Civil.
Para o ex-presidente, é fundamental que a população brasileira adote um estilo de vida civilizado e promova a cultura e a educação em vez de incentivar o acesso indiscriminado às armas de fogo. Segundo suas palavras, a melhoria do Brasil virá quando o país abraçar valores mais centrados na era da cultura e do conhecimento, e não na era das armas.
Lula também questionou a necessidade de alguns cidadãos em adquirir pistolas 9 mm, destacando que é importante entender o propósito por trás dessa escolha. Nesse sentido, ele ressaltou a importância de se estabelecer um controle mais responsável na posse de armas, a fim de evitar que tais concessões acabem beneficiando o crime organizado e indivíduos com maior poder aquisitivo.
Recentemente, o governo federal lançou o Programa de Ação na Segurança (PAS), com o objetivo de fortalecer a segurança pública no país. Entre as medidas implementadas, encontra-se um decreto que busca promover um controle mais rígido no acesso às armas.
Dessa forma, Lula reafirma seu posicionamento favorável ao controle estrito na posse de armas, propondo uma abordagem que priorize a segurança da sociedade brasileira, garantindo que apenas organizações policiais sejam responsáveis por locais destinados ao treinamento e à prática de tiro.
Santos e Corinthians vencem e respiram no Brasileirão
Tite promete, não cumpre, e é o novo técnico do Fla
Corinthians e Palmeiras vivem momento decisivo na temporada
Nestor Brilha e São Paulo conquista Copa do Brasil pela 1ª vez