Inteligência Emocional: o mantra da saúde mental

As emoções são contagiosas. Todos sabemos disso por experiência.
Depois de um bom café com um amigo, você se sente bem.
Quando encontra um balconista rude em uma loja, se sente mal
(Inteligência Emocional – Daniel Goleman)
Você já ouviu falar sobre Inteligência Emocional?
Saiba que este é o verdadeiro mantra do bem-estar e sucesso.
Precisamos fazer bom uso da inteligência emocional. Em diversas situações corriqueiras do dia a dia, seja na reunião de trabalho, na discussão de trânsito, na conversa com familiares e amigos, na entrada do cinema, entre outros.
Saber reconhecer suas emoções e aprender a lidar com elas é uma habilidade essencial que o ser humano precisa aprimorar em si mesmo.
O que é inteligência emocional?
A inteligência emocional é uma área de estudo dentro da psicologia que examina a capacidade humana de lidar com as próprias emoções.
É a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar as nossas emoções, como também a habilidade de lidar com as emoções dos outros. Assim, são elas que administram as tomadas de decisões e a forma como os conflitos são solucionados.
O nosso cérebro é divido em dois hemisférios: o hemisfério esquerdo e o hemisfério direito. O hemisfério esquerdo está ligado ao raciocínio lógico, racional, matemático, analista, cognitivo e crítico. Já o hemisfério direito está relacionado a compreensão emocional do mundo, responsável pela intuição, emoções e sentimentos.
E a inteligência emocional, de acordo com a neurociência, nada mais é do que a capacidade de captar os estímulos do mundo através do cérebro. Apesar de possuírem funções diferentes, a inteligência emocional passa diretamente por esses dois hemisférios.
Assim, a partir do momento em que começamos a perceber que somos movidos principalmente pelos sentimentos, inconscientemente, é que damos importância a necessidade de aprender e desenvolver a inteligência emocional diariamente.
É através do controle dos nossos impulsos e sentimentos que conseguimos dominar sensações de ansiedade, depressão ou descontrole emocional. Portanto, aprender a desenvolver a inteligência emocional é um aprendizado fundamental para a vida.
5 pilares da inteligência emocional:
Daniel Goleman, psicólogo, escritor e jornalista é referência no assunto com seu livro “Emotional Intelligence”. Considerado pai da Inteligência Emocional relaciona e define os cinco pilares determinantes para ter êxito na vida, no trabalho, nos relacionamentos e no bem-estar físico e pessoal:
- Autoconsciência:
O primeiro passo é o autoconhecimento. É fundamental pensar sobre sua reação aos acontecimentos do dia a dia. Procure perceber-se em situações estressoras e como você reage diante delas.
- Controle das emoções:
Lembre-se: “É você que pilota sua nave”
Ao familiarizar-se com suas emoções fica mais fácil de conseguir controlar as situações. É claro que não é simples, mas precisamos de empoderamento para barrar os impulsos e ter clareza dos nossos pensamentos.
- Automotivação:
É preciso acreditar que dá para mudar e não se sabotar com pensamentos “eu sou assim mesmo”. A automotivação é um processo interno, que proporciona mudanças.
Encarar os erros e desafios da vida de maneira positiva, como algo a se tirar uma lição, é uma característica das pessoas motivadas.
A automotivação é fundamental para o crescimento no seu trabalho, nos relacionamentos e na vida.
Invista em você!
- Empatia:
Empatia é muito mais do que se colocar no lugar do outro. Diz respeito a se inserir na realidade que o outro está e entender o porque aquela situação despertou determinado sentimento nele.
Quando praticamos a empatia, nos tornamos mais compreensíveis e sensíveis e conseguimos observar as situações pelo ângulo do outro, facilitando as relações humanas.
- Relacionamentos interpessoais:
Somos seres sociais e sempre precisaremos do outro. Para se relacionar bem, socialmente, é imprescindível o equilíbrio entre a autoconsciência, o autocontrole e empatia.
Quanto mais você domina suas emoções e exerce a empatia mais constrói relações positivas e saudáveis.
Pessoas inteligentes emocionalmente conseguem transitar entre os grupos, relacionando-se bem com eles.
Quais os benefícios da inteligência emocional?
- relacionamentos mais saudáveis;
- redução da ansiedade;
- mais empatia;
- tomada de decisão consciente;
- saber lidar com crises;
- senso de comprometimento e responsabilidade;
- foco em soluções;
- capacidade de ouvir críticas;
- aumento da produtividade;
- melhor administração do tempo;
- melhora na performance pessoal e profissional.
Como estimular a inteligência emocional?
Existem diversas maneiras de estimular a inteligência emocional e uma delas é cuidar da sua saúde mental.
Você pode praticar mindfulness e meditação, aliados à terapia com um psicólogo.
“Quanto maior a percepção das suas emoções maior o controle da sua vida”
Gostou? Leia mais conteúdos como esse.
E me sigam nas redes sociais.
Santos e Corinthians vencem e respiram no Brasileirão
Tite promete, não cumpre, e é o novo técnico do Fla
Corinthians e Palmeiras vivem momento decisivo na temporada
Nestor Brilha e São Paulo conquista Copa do Brasil pela 1ª vez