Empresas Paulistas de Games Rumo à Gamescom

O mercado de games no Brasil está em constante crescimento e se consolidando como uma força econômica a ser reconhecida. Com um faturamento anual de US$ 2,3 bilhões, o país figura como o décimo maior mercado de jogos eletrônicos do mundo. Aproveitando esse potencial, o Governo de São Paulo está apostando no setor de games para fortalecer a economia criativa do estado.
O estado de São Paulo, que já se destaca como um polo tecnológico e inovador, está mirando os holofotes da indústria de games ao levar até 20 empresas desenvolvedoras de jogos para a Gamescom, a maior feira de jogos eletrônicos do mundo, que será realizada entre os dias 23 e 27 na Alemanha.
Essa iniciativa faz parte do programa CreativeSP, uma colaboração entre a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O objetivo do programa é incentivar a participação de empresas do setor de economia criativa, promovendo intercâmbio, networking, geração de negócios e atraindo investimentos nacionais e estrangeiros para o estado de São Paulo.
O CreativeSP não apenas apoia financeiramente as empresas participantes, oferecendo um reembolso de até US$ 3 mil em despesas elegíveis, mas também promove ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento. Com isso, busca-se impulsionar a internacionalização das empresas paulistas no mercado global de jogos.
Marilia Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, enfatiza a importância da diversificação da economia estadual: “Nossa missão é promover a pluralidade cultural como força empreendedora. Há muitas oportunidades no mercado de games, que cresce exponencialmente todos os anos.”
Os números são impressionantes: de acordo com a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames), mais da metade das empresas nacionais já comercializa jogos no cenário internacional. Dados da Abragames também revelam que três em cada quatro brasileiros jogam com frequência, muitos deles pelo celular. Esse alto número de consumidores contribuiu para o aumento significativo no número de estúdios de games no país, que saltou de 133 para 1.009 nos últimos oito anos. Além disso, a indústria emprega mais de 12 mil pessoas, principalmente na região Sudeste.
A parceria entre a Prefeitura de São Paulo, a Abragames e a InvestSP reforça o compromisso em promover a inovação, criatividade e prosperidade no estado. Com a presença das empresas paulistas na Gamescom, São Paulo busca reforçar seu papel como um protagonista no cenário global de desenvolvimento de jogos eletrônicos.
Santos e Corinthians vencem e respiram no Brasileirão
Tite promete, não cumpre, e é o novo técnico do Fla
Corinthians e Palmeiras vivem momento decisivo na temporada
Nestor Brilha e São Paulo conquista Copa do Brasil pela 1ª vez