Decisões por pênaltis escancaram equilíbrio entre os grandes
Justas ou não, as cobranças de pênaltis definiram cinco dois oito times classificados às quartas-de-final da Copa do Brasil. Entre ontem e hoje, 16 clubes entraram em campo buscando a premiação de mais de R$ 4 milhões pela passagem de fase e a possibilidade de conquistar um caneco de relevância nacional nos próximos meses. Destes, apenas o Sport está na Série B. O restante integra a elite do futebol nacional e protagoniza o que se conhece popularmente como grupo dos grandes times do Brasil.
Primeiros a entrarem em campo na partida de volta das oitavas, Palmeiras e Santos traçaram destinos opostos na competição. O Verdão foi a Fortaleza e, por lá, saiu derrotado para o Leão. 1 x 0 para o time comandado por Vojvoda, mas vaga alviverde garantida às quartas. Esta foi apenas a terceira derrota do time na temporada. Nos últimos meses, além de levantar taças importantes, como a da Copa São Paulo de Futebol Júnior e do Campeonato Paulista, o Palmeiras se consolidou na segunda colocação do Campeonato Brasileiro, posição que ocupa neste momento. A preocupação maior está em Abel Ferreira, que foi novamente expulso no nordeste do país.
Já o Santos de Bruno Mezenga, algoz palestrino na partida de ida da final do Paulistão, não teve mesmo êxito ante o Bahia. Também em solo nordestino, o Peixe saiu perdendo após empatar sem gols na Vila Belmiro. De cabeça, no apagar das luzes, Mezenga empatou. Nas penalidades, porém, deu Tricolor. O próprio Mezenga parou nas mãos do goleiro e viu a torcida baiana celebrar uma importante marca na temporada: chegar, surpreendentemente ou não, às quartas-de-final da Copa do Brasil.
Corinthians e os pênaltis
Após bater o Remo na mesma modalidade de penalidades máximas, ainda sob o comando do ex-técnico Cuca, o Corinthians viveu roteiro parecido na noite desta quarta, 31. Após perder para o Atlético-MG por 2 x 0 duas semanas atrás, o Timão devolveu o mesmo placar e teve de contar com Cássio para assegurar a vaga às quartas da CDB. Hulk, Edenílson, Battaglia e Yuri Alberto erraram suas penalidades, fazendo com que o time comandado por Luxemburgo alcançasse seu segundo resultado positivo consecutivo.
Último paulista a entrar em campo, o São Paulo também sofreu contra o Sport. Após vencer por 2 x 0 na Ilha do Retiro, o Tricolor abriu o placar em seus domínios. Acompanhada pelo ex-Presidente Jair Bolsonaro, presente nas tribunas, a partida acabou sendo vencida pelo Sport: 3 x 1. Com a igualdade no placar agregado, a peleja acabou indo para os pênaltis. Rafael defendeu uma cobrança e o São Paulo acabou convertendo todas as oportunidades: Tricolor nas quartas!
Nos demais duelos, o Athletico venceu o Botafogo na marca da cal. Jogando fora de casa, o América alcançou mesmo feito contra o Internacional. Flamengo e Grêmio derrotaram Fluminense e Cruzeiro, respectivamente, no tempo normal, e, ao lado do Palmeiras, foram os únicos a decidirem o futuro na competição dentro dos 90 minutos.
Santos e Corinthians vencem e respiram no Brasileirão
Tite promete, não cumpre, e é o novo técnico do Fla
Corinthians e Palmeiras vivem momento decisivo na temporada
Nestor Brilha e São Paulo conquista Copa do Brasil pela 1ª vez