Corintiana, Rita Lee foi ativa politicamente nos anos 80
O torcedor corintiano merecia melhor sorte neste início de semana. Após ver o time ficar somente no empate diante do Fortaleza pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro, apaixonados e apaixonadas pelo time de Itaquera ficaram ainda mais tristes na manhã desta terça-feira, 9. O motivo: a cantora Rita Lee, que sofria com câncer de pulmão há alguns meses, faleceu aos 75 anos. Além de roqueira, Rita também era corintiana, sendo voz ativa impactante no movimento “Diretas Já” na década de 80.
Ao lado de nomes importantes do Corinthians daquele período, como Casagrande, Sócrates e Wladimir, Rita encabeçou um dos eventos que melhor servem de plano de fundo para os recortes históricos que, em nosso país, mesclam política e futebol em uma só discussão. Companheira de Roberto de Carvalho, outro personagem de destaque no meio musical, Rita Lee compôs músicas de grande sucesso nacional e internacional, como “Amor e Sexo”, “Ovelha Negra” e “Lança Perfume”.
Rita Lee: a Rainha do Rock
Em 1972, Rita Lee compôs uma canção em homenagem ao alvinegro de Parque São Jorge. Com “Amor em Preto e Branco”, a roqueira cantou seu amor pelo clube em versos que até hoje moram no coração do corintiano. Nove anos depois, em 1982, o amigo, roqueiro e atacante Casagrande deixou sua marca contra o São Paulo naquele que marcaria o primeiro título da geração Democracia Corintiana. Ao final da partida, o polêmico centroavante fez questão de batizá-lo como “Gol Rita Lee”.
Na noite que marcou o triste falecimento da artista, o Corinthians ficou apenas no 1 a 1 ante um Fortaleza aguerrido. O time nordestino saiu na frente com Caio Alexandre, mas, no apagar das luzes, Yuri Alberto reencontrou o caminho das redes. Com o resultado, o Timão saltou para a 15ª posição, deixando a 17ª, que abre a zona de rebaixamento, com o Flamengo de Jorge Sampaoli.
Entre os paulistas, o Palmeiras goleou o Goiás fora de casa pelo placar de 0 x 5. Já o São Paulo, jogando em seus domínios, bateu o Internacional de Mano Menezes por 2 x 0. Duelando em Minas Gerais, o Santos, no sábado, 6, saiu derrotado para o Cruzeiro pelo placar de 2 x 1. Wesley, ex-Palmeiras, foi às redes duas vezes.
Santos e Corinthians vencem e respiram no Brasileirão
Tite promete, não cumpre, e é o novo técnico do Fla
Corinthians e Palmeiras vivem momento decisivo na temporada
Nestor Brilha e São Paulo conquista Copa do Brasil pela 1ª vez