CÂNCER DE MAMA EM ANIMAIS, COMO PREVENIR?

INTRODUÇÃO
O “Outubro Rosa” é um movimento internacional que promove a luta contra o câncer de mama. Essa campanha teve início no ano de 1997 nos Estados Unidos, e com o passar do tempo foi se alastrando ao redor do mundo como uma campanha de conscientização a prevenção ao câncer de mama.
Mas o que muitos não sabem é que além dos humanos, os pets também podem ser acometidos por essa doença.
CÂNCER DE MAMA EM ANIMAIS
Atualmente, o câncer de mama já faz parte da lista das doenças mais temidas ente tutores de cães e gatos. A maior incidência é em fêmeas, sendo mais comum em cadelas dos 04 a 12 anos de idade e, em gatas a partir do primeiro ano de vida. Porém, é válido ressaltar que apesar de ocorrer com menos frequência, os machos também podem ser acometidos pela doença.
O câncer de mama em cães e gatos é denominado neoplasia, esse tipo de enfermidade ocasiona o crescimento de tumores nas mamas dos animais que de acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em 80% dos casos os tumores são diagnosticados como malignos.
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA EM PETS
Como já mencionado anteriormente, no mês de outubro quando temos o movimento internacional de conscientização a prevenção do câncer de mama, é muito importante orientar a população como prevenir que seus animaizinhos sejam acometidos por essa doença.
A principal forma de prevenção da neoplasia é com a castração do animal logo nos primeiros cios, sendo que tal ato diminui significativamente a probabilidade de contração da doença.
Ainda, é de suma importância o acompanhamento frequente de um médico-veterinário, principalmente em animais idosos, sendo também imprescindível a realização de exame caseiro periódico por meio de apalpação das mamas.
Lembrem-se, o diagnóstico precoce é essencial para a cura dessa doença!
Para mais informações e dicas sobre a causa animal, não deixe de seguir o meu Instagram @eduardofdepaula.adv e @cpdaararaquara. Juntos, podemos fazer a diferença na saúde e bem-estar dos nossos amados pets.
Santos e Corinthians vencem e respiram no Brasileirão
Tite promete, não cumpre, e é o novo técnico do Fla
Corinthians e Palmeiras vivem momento decisivo na temporada
Nestor Brilha e São Paulo conquista Copa do Brasil pela 1ª vez