São Paulo goleia Santos e chega ao G4 do Brasileirão

David, Alexandre Pato e Calleri, duas vezes, ajudaram o São Paulo a construir mais uma importante vitória na temporada: jogando no Morumbi na tarde deste domingo, 16, o Tricolor recebeu o Santos, mas não tomou conhecimento de um de seus maiores rivais. Marcos Leonardo, de pênalti, até descontou no finalzinho da partida, entretanto o 4 x 1 a favor da equipe comandada por Dorival Júnior foi emblemático. Serviu para o São Paulo confirmar a boa fase na temporada após passar pelo Palmeiras na Copa do Brasil e consolidar a 4ª posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, que terá outra partida desta 15ª rodada, entre Goiás e Galo, na noite desta segunda-feira, 17. Neste momento, o Santos é o 14º.
Com 25 pontos conquistados em 15 rodadas, o São Paulo, que também vem se destacando na Sul-Americana, tentará focar nas três competições neste segundo semestre de 2023. Pelas semis da Copa do Brasil, torneio que o clube ainda não faturou ao longo de sua história, o Tricolor enfrentará o rival Corinthians. Dessa forma, o clube poderá quebrar a escrita e vencer o rival em solo inimigo pela primeira vez desde que a Neo Química Arena foi construída em 2014. Na última vez que entrou em campo, aliás, o Corinthians derrotou o América-MG por 3 x 2. Depois de ter perdido por 1 x 0 em Minas Gerais, a disputa foi para as penalidades. Nelas, o goleiro Cássio se destacou e novamente colocou o Timão em mais uma semifinal de torneio nacional.
Pelo Brasileirão, o time da zona leste paulista soma 15 pontos em 14 rodadas. É o 15º colocado, mas vale lembrar que a partida diante do Grêmio, que deveria acontecer no último final de semana caso o Timão não duelasse pela Copa do Brasil, ainda não tem data definida para acontecer.
E o rival que o São Paulo acabou de deixar para trás?
Nas últimas cinco vezes que entrou em campo pelo Campeonato Brasileiro, o Palmeiras de Abel Ferreira somou apenas três pontos. Foram duas derrotas e três empates. Para piorar a situação, Gustavo Gomez e Rony receberam propostas do futebol internacional e podem deixar o clube nos próximos dias. Na última rodada, o Verdão ficou no empate ante o Internacional no sul do país: 0 x 0. Para este segundo semestre de 2023, as forças alviverdes estão concentradas na Libertadores da América, uma vez que, pela fase de grupos da competição, o Verdão novamente ficou com a melhor colocação geral. Na prática, isso dará a chance de a equipe decidir todos os duelos em sua casa, o Allianz Parque.
Outro paulista a entrar em campo neste final de semana foi o Red Bull Bragantino. A missão do sábado à noite, porém, era ingrata: duelar contra o líder Botafogo no Rio de Janeiro. Resultado final: 2 x 0 para o Glorioso e 7ª colocação geral para o Massa Bruta. Os times que disputam a elite do Brasileirão tornarão a entrar em campo somente no próximo final de semana, quando duelarão pela 16ª rodada do certame.
Santos e Corinthians vencem e respiram no Brasileirão
Tite promete, não cumpre, e é o novo técnico do Fla
Corinthians e Palmeiras vivem momento decisivo na temporada
Nestor Brilha e São Paulo conquista Copa do Brasil pela 1ª vez