Ansiedade: da normalidade ao transtorno mental

"A vida de um ansioso não é o drama que muitos julgam. É a inquietude no coração que poucos sentem. Pensador"
O que é ansiedade?
Ansiedade é um fenômeno natural do corpo humano responsável por deixar o indivíduo em alerta para qualquer situação de ameaça. Assim como o medo, que prepara o indivíduo para enfrentar ou escapar do perigo, a ansiedade exerce um importante papel de preservação em nosso cotidiano.
E apesar de presente na rotina do ser humano a ansiedade em níveis elevados pode se tornar um problema na vida da pessoa, comprometendo seu desempenho individual, profissional e social e requerer tratamento especializado.
Há diferenças entre a ansiedade comum e o transtorno de ansiedade?
Sim, existe.
A diferença está na intensidade e na frequência dos sintomas, e estas variáveis devem ser avaliadas por um especialista.
Qualquer pessoa fica ansiosa antes de fazer uma prova ou quando vai conhecer alguém, por exemplo. Mas, normalmente, esse sentimento passa. Ficar ansioso diante de um afazer importante pode aumentar, de maneira benéfica, nossa atenção e desempenho.
Um estudante ansioso pelos resultados, pode se dedicar de forma mais assídua aos estudos para prestar uma prova e um profissional pode se preparar melhor para uma apresentação ou reunião importante no trabalho. Nestes casos estamos diante de uma ansiedade ‘funcional’, considerada útil e necessária.
Já no transtorno de ansiedade, o paciente não consegue relaxar e quase tudo vira motivo de preocupação exagerada e contínua.
Em alguns casos a ansiedade experimentada pelo indivíduo é tão intensa que prejudica seu funcionamento normal ou causa sofrimento significativo nas áreas da sua vida. Nesses casos podemos afirmar que a ansiedade se tornou patológica, caracterizando um transtorno de ansiedade.
A ansiedade elevada pode provocar alterações no humor, causando irritabilidade, impaciência e isolamento social, além de consequências físicas para o indivíduo, como dores nas costas, no pescoço e na cabeça, tensão muscular, insônia, mudanças no peso, falta de ar e problemas de memória.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 264 milhões de indivíduos vivem com transtornos de ansiedade no planeta. No Brasil, eles atingem 9,3% da população, o que faz do nosso país líder no ranking.
Como se sente uma pessoa ansiosa:
Uma pessoa ansiosa geralmente tende a pensar excessivamente sobre um assunto ou situação futura que não aconteceu e que não possui controle, o que gera sentimentos de preocupação que podem causar muitos desconfortos para si.
A ansiedade normalmente está relacionada ao medo. A pessoa ansiosa sente medo de que algo ruim possa acontecer no futuro caso tudo não corra como planejado.
Além disso, a sensação de ser insuficiente, a comparação com outras pessoas a sua volta, o estresse e o medo de perder o controle da situação são casos que aumentam a sensação de mal-estar de uma pessoa ansiosa.
O DSM-5 apresenta uma lista de diagnósticos que compõem os Transtorno de Ansiedade:
Os Transtornos de Ansiedade abarcam transtornos que compartilham características de medo e ansiedade excessivos e perturbações comportamentais relacionados e devem ser avaliados por um profissional especializado.
Transtornos de Ansiedade (DSM-5) |
---|
Transtorno de Ansiedade de Separação |
Mutismo Seletivo |
Fobia Específica |
Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social) |
Transtorno de Pânico |
Agorafobia |
Transtorno de Ansiedade Generalizada |
Transtorno de Ansiedade Induzido por Substância/Medicamento |
Transtorno de Ansiedade Devido à Outra Condição Médica |
Outro Transtorno de Ansiedade Especificado |
Transtorno de Ansiedade Não Especificado |
Principais sintomas da ansiedade patológica:
Os principais sintomas da ansiedade patológica podem ser resumidos e divididos em sintomas subjetivos e sintomas físicos e servem de alerta para você buscar ajuda caso se perceba nesta condição.
Os sintomas subjetivos são relativos à percepção de sensações desconfortáveis como medo ou pavor, angustia, inquietação e preocupações excessivas.
Já os sintomas físicos estão relacionados às sensações corporais como falta de ar, aperto no peito, tontura palpitação, náusea, transpiração excessiva, tremores, calafrios ou formigamentos, cólica abdominal.
Tratamento:
Ao identificar que a ansiedade tem prejudicado significativamente sua rotina interferindo na sua qualidade de vida é fundamental que você procure a ajuda adequada.
É imprescindível que o tratamento seja orientado por profissionais habilitados em suas áreas de atuação, como psicólogos e psiquiatras. Estes indicarão a melhor terapêutica para a particularidade do seu caso.
Gostou? Leia mais conteúdos como esse.
E me sigam nas redes sociais.
Santos e Corinthians vencem e respiram no Brasileirão
Tite promete, não cumpre, e é o novo técnico do Fla
Corinthians e Palmeiras vivem momento decisivo na temporada
Nestor Brilha e São Paulo conquista Copa do Brasil pela 1ª vez