Tabus envolvendo a Saúde Mental

É preciso quebrar os tabus envolvendo a saúde mental
Conheça nossa atual realidade:
Nos dias atuais ainda existem grandes tabus envolvendo a Saúde Mental e seus desdobramentos. Apesar dos avanços alcançados, falar sobre o assunto ainda gera incômodo nas pessoas pois está intimamente associado à loucura, a doença mental e as perturbações.
Somado a isso existe a falta de conhecimento das pessoas sobre o que são transtornos mentais, bem como o preconceito de quem sofre com esses problemas, o que é bastante contraditório, já que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas do mundo.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) descreve saúde como o completo bem-estar físico, mental e social e não apenas ausência de doença. Mas, a realidade é que a saúde mental ainda não é vista como algo relacionado a saúde de todos, assim como a doença física, na verdade, evitamos problemas relacionados a mente, porque não queremos ser considerados “loucos”, “desajustados” ou “desequilibrados”. Grande equívoco.
E não para por ai, o problema com relação à saúde mental, não é simplesmente o preconceito ou o aumento do número dos casos ao redor do mundo, a crise do bem-estar psíquico está intimamente relacionada ao fato de que a maior parte das pessoas que são afetadas por problemas psíquicos não se sentem confiantes para falarem abertamente sobre suas dores. E isso, claro, torna os problemas ainda mais graves.
Discutir sobre saúde mental é melhor caminho para quebrar os tabus:
Discutir sobre saúde mental exige cuidados, mas não podemos deixar de falar sobre tais temas, sobretudo em um cenário de crescimento pós pandemia. As pesquisas mostram que a dificuldade existe porque há estigmas e pouca compreensão da sociedade dando margem a visões carregadas de desprezo, portanto a informação e o conhecimento sobre tais temas tornam-se fundamentais para familiarização da problemática.
Todos nós passamos por períodos de adoecimento na vida, enfrentamos momentos de sofrimento físico, assim como também passamos por momentos de sofrimento psíquico. É de extrema relevância dar importância a essa dimensão da nossa vida, observar e reconhecer quando estamos precisando de ajuda.
Podemos aplicar atitudes simples, porém eficazes no nosso dia a dia para diminuir o impacto do preconceito e a falta de conhecimento e colaborar para quebra deste grande tabu, sendo elas:
-
Fale sobre saúde mental abertamente
O objetivo de debater sobre o assunto é normalizar as questões de saúde mental. Procure debater sem preconceitos, esteja disposto a ouvir e não evite o assunto.
2. Educar-se e educar os outros
Devido a desinformação e conhecimentos inverídicos sobre a saúde mental ainda existem tabus sobre o tema. Portanto, ler constantemente sobre o assunto, buscando informações verdadeiras sobre a problemática é primordial, evitando assim a psicofobia.
Acesse mais conteúdos como esse.
Santos e Corinthians vencem e respiram no Brasileirão
Tite promete, não cumpre, e é o novo técnico do Fla
Corinthians e Palmeiras vivem momento decisivo na temporada
Nestor Brilha e São Paulo conquista Copa do Brasil pela 1ª vez